Antes de falar sobre Didico e Loureto, imagine a cena: um predador do período Cretáceo, com garras afiadas que fez parte da era mais temida da Terra. Ele divide a bancada de um site com um papagaio tagarela, vibrante e cheio de energia. Seria um mensageiro do passado encontrando um guardião do presente?
Sim! De fato, parece o roteiro de um filme de ficção científica, mas é apenas o dia a dia aqui no Currupaco com Rugido. Um espaço onde a pré-história e a atualidade se sentam na mesma mesa para conversar sobre o que realmente importa: a vida!
Nós somos os seus anfitriões, Didico e Loureto, e estamos aqui para mostrar que o passado e o presente da Terra estão muito mais conectados do que você imagina. Então, fique à vontade em nossa casa e seja bem-vindo(a) à nossa turma!
🦖 Eu sou o Didico: o mensageiro do Passado

Muitos conhecem a minha espécie pelas telas do cinema, mas aqui o meu papel é outro. Eu sou um Velociraptor que atravessou eras para entender a perspectiva que vocês, humanos, às vezes esquecem: a de que nada é eterno se não for cuidado!
Os meus belos e atentos olhos azuis já assistiram o mundo mudar de forma drástica. Mas eu não virei fóssil! Eu sobrevivi ao caos e novamente vejo o mundo mudar de forma drástica. As minhas garras afiadas, que um dia serviram para a sobrevivência selvagem, agora digitam textos sobre paleontologia e sustentabilidade.
Eu vi o que acontece quando o equilíbrio ambiental e climático se rompe. Por isso dedico uma parte do meu tempo a estudar formas de evitar uma nova extinção em massa. Até porque, como um dinossauro que vive na era moderna, tenho muito carinho pelos humanos e me tornei um defensor fervoroso do nosso planeta. Estou vivíssimo e quero mandar a extinção para muito longe!
🦜 E eu sou o Loureto: o guardião do presente

Olá, pessoal! Eu sou o Loureto. Se o Didico ama contar histórias do tempo em que tudo era mato (literalmente), hoje trago a prova viva de que o legado dele deu certo! Como um bom papagaio, eu sou descendente de toda aquela linhagem de dinossauros terópodes. Sendo assim, tecnicamente, posso ser considerado um dinossauro moderno!
Enquanto o nosso paleontólogo Didico analisa o passado da Terra, eu foco nos ecossistemas atuais. Sou apaixonado pela biodiversidade e pela forma como a vida se adaptou para chegar até aqui. Além disso, sou muito tagarela e gosto de falar sobre meio ambiente e educação ambiental.
Estou aqui para mostrar que a preservação da natureza é o que garante que eu continue voando por aí. E ainda pretendo voar muito! Aqui, no Currupaco com Rugido, sou o braço direito do Didico. Afinal, do que adianta o nosso raptor rugir verdades sobre o meio ambiente se eu não estiver aqui para dar aquele “currupaco” de alerta e espalhar a notícia para todos os cantos?
Por que o “Currupaco com Rugido”?

Este projeto nasceu da nossa vontade de unir forças. Sendo, assim, o rugido representa a força do passado e a grandiosidade da evolução. Já o currupaco enfatiza a comunicação, a vida presente e a esperança de um futuro melhor.
Aqui, falamos sobre dinossauros, natureza, animais, mudanças climáticas, preservação de espécies, entre outros temas importantes. Também explicaremos como a tecnologia e a consciência humana podem caminhar juntas. Nós, Didico e Loureto, somos uma dupla improvável, mas movida pelo mesmo propósito: entender de onde viemos para decidir para onde vamos.
Seja bem-vindo(a) ao site. Aproxime-se (o Didico afirma que não morde) e vamos redescobrir o planeta juntos!